Tela de Vendas

Muitas pessoas chamam esta tela de PDV (Ponto de Venda), e outros chamam de Frente de Caixa. Nós chamamos de Tela de Vendas, pois ela é totalmente configurável, atendendo não somente às necessidades de lojas no varejo mas também de outros tipos de comércio como distribuidoras.

Para lojas no varejo, esta tela foi feita para ser extremamente ágil, possibilitando o registro de vendas em questão de segundos, com o auxílio de códigos de barras.

Para distribuidoras, esta tela possibilita o cadastro e consulta de clientes, envio de orçamentos por e-mail, consulta da situação de crédito de clientes, observações, e muitas outras funções úteis para facilitar a vida do vendedor.

Tela de vendas

Venda, Pré-Venda e Orçamento

O Sistema AdCom permite efetuar vendas, pré-vendas ou orçamentos em uma única tela.

Venda

Normalmente, lojas no varejo não fazem pré-vendas nem orçamentos. Elas registram direto as vendas, pela própria natureza do negócio e necessidade de rapidez.

Já distribuidoras normalmente registram pré-vendas ou orçamentos antes de finalmente concretizar uma venda, aproveitando os dados já inseridos na pré-venda ou orçamento.

Pré-Venda

Sua principal função é reservar produtos para vendas praticamente fechadas, pois ela retira temporariamente os produtos do estoque. No varejo, pode ser utilizada em lojas onde o caixa é separado do vendedor. Assim o vendedor registra uma pré-venda e o caixa busca a pré-venda para concretiza-la em venda e inserir as formas de pagamento.

Porém esta função também pode ser utilizada por empresas que trabalham com consignação, podendo remover os produtos não vendidos antes de concretizar a venda.

Orçamento

Como você já sabe, o orçamento serve somente para informar seus preços e condições de fornecimento aos seus clientes. Com o Sistema AdCom, os vendedores podem enviar o orçamento por e-mail com alguns cliques, sem a necessidade de utilizar outro software como o Outlook, ou entrar no seu site de e-mails.

Cadastro de Clientes

Na tela de Vendas é possivel efetuar o cadastro de clientes, assim como visualizar e atualizar o cadastro de clientes existentes. Embora seja aconselhável cadastrar clientes, muitas lojas no varejo não os cadastram, justamente por buscarem agilidade no atendimento.

Distribuidoras sempre trabalham com cadastro de clientes para ter seus e-mails, endereços, telefones, histórico de compras, controle de contas a receber por clientes, entre outras informações. Saiba mais sobre o cadastro de clientes e seus benefícios.

Tabelas de Preços

No momento da venda é possível escolher a tabela de preços que será utilizada. Normalmente lojas no varejo trabalham com somente uma única tabela de preços, já distribuidoras podem trabalhar com diversos preços, dependendo do cliente e da situação.

Saiba mais sobre tabelas de preços.

Inserindo Produtos

Inserindo produtos na venda

No varejo, a maneira mais comum de inserir produtos na venda é utilizando códigos de barras. O Sistema AdCom atende perfeitamente lojas com perfil de supermercado, que precisam inserir diversos produtos em questão de segundos. Porém há diversas maneiras de se localizar e incluir produtos, como por exemplo pela Referência, Descrição, Marca, Grupo, Fornecedor, entre outros dados. Saiba mais sobre o cadastro de produtos.

Concedendo Desconto

No cadastro de produtos é possível definir o desconto máximo para cada produto. Na tela de vendas, o Sistema AdCom permite inserir o desconto individualmente para cada produto ou então no total da venda. Para inserir descontos acima do máximo pré-definido, é necessário inserir a senha que somente determinados usuários poderão inserir para liberar a venda. Saiba mais sobre permissões de usuários.

Inserindo Formas de Pagamento

Inserindo formas de pagamento

As formas de pagamento são cadastradas de acordo com as necessidades de cada empresa. E na tela de vendas é possível inserir formas de pagamento mistas. Por exemplo, em uma venda no valor de R$ 162,00 é possível registrar R$ 100 em dinheiro e R$ 62,00 em cartão de crédito. Assim que a venda é finalizada, estas formas de pagamento ficam registradas no seu Contas a Receber de acordo com as configurações pré definidas. Se houver troco, o valor aparece na tela para ajudar o trabalho da pessoa no caixa.