Cadastro de Produtos

O cadastro de produtos é o primeiro passo na implantação do Sistema AdCom, pois é a base para praticamente todas as outras funções do sistema. Afinal de contas, seus produtos são o motivo de sua empresa existir.

Tela de Cadastro de Produtos

Principais Campos

(ver imagem acima, iniciando da parte superior esquerda)
Código
Número sequencial determinado pelo próprio Sistema AdCom.
Referência
Campo livre para preencher com qualquer código para localizar este produto. É comum preencher este campo com o código do fornecedor do produto.
Descrição
Nome do produto. É aconselhável preencher este campo com o máximo de informações possíveis que distinguam este produto de outros similares.
Marca
Campo opcional para determinar a marca de um produto. Este campo tem uma finalidade diferente do campo Fornecedor.
Grupo e Subgrupo
Uma maneira de separar seus produtos em diferentes categorias para facilitar a localização deles no sistema. Além de possibilitar este filtro em diversos relatórios.
Fornecedor
Campo opcional, porém importante. Facilita ao localizar este produto no AdCom, além de possibilitar a utilização deste filtro em relatórios gerenciais.
Observação/Detalhamento/Especificação
Informações gerais sobre o produto que podem ser visualizados no momento de uma venda, facilitando o trabalho dos vendedores.
Unidade Utilizada na Venda
Normalmente este campo é prenchido com "UN" (unidade), "CX" (caixa), "PC" (pacote), "KG" (kilogramas), ou qualquer que for a unidade de medida do produto.
Texto para Alerta na Venda
Deve ser preenchido com uma mensagem para ajudar o vendedor no momento de efetuar uma venda ou um orçamento. Por exemplo, uma loja de roupas pode utilizar a mensagem "Oferecer cinto" sempre que for efetuada a venda de uma calça jeans.
Custo Unitário Total
Representa o total que o produto custou para sua empresa.
Margem / Preço
São dois campos relacionados e calculados com base no Custo Unitário Total. Ao preencher o campo Margem, o Sistema AdCom calcula o Preço. E ao preencher o campo Preço, o Sistema AdCom calcula a Margem. Por exemplo, no caso de um produto com Custo Unitário Total de R$ 10,00, se o Preço for preenchido com o valor R$ 22,00, o Sistema AdCom calculará e preencherá a Margem, que neste caso seria 120%. Para empresas que trabalham com mais de um preço para o mesmo produto, existem as Tabelas de Preços.
Altera Preço Durante a Venda?
O Sistema AdCom dá a possibilidade de alterar o preço do produto no momento da venda, contato que o usuário tenha a permissão para isto.
Altera a Descrição Durante a Venda?
A opção de alterar a Descrição do produto no momento da venda pode ser útil em duas situações:
  • Empresas que não querem cadastrar todos os produtos podem cadastrar um produto "GENERICO" e quando efetuar uma venda de um produto não cadastrado, utilizar o GENERICO e alterar sua descrição para constar no recibo, ou na nota fiscal;
  • Empresas que trabalham com produtos personalizados podem alterar a descrição de acordo com a personalização.
Desconto Máximo Permitido
Se por exemplo o desconto máximo para um determinado produto for 5% e o vendedor inserir 6%, o Sistema AdCom irá bloquear e solicitar a senha do usuário. Dependendo da permissão do usuário, ele poderá ou não permitir esta venda. E ao permitir uma venda, seu nome ficará registrado permanentemente para verificação.
Qual % para Cálc.Comissão?
É possível determinar uma comissão diferenciada para cada produto e existem diversas maneiras de se calcular a comissão.
Foto do Produto
Na tela de vendas será possível visualizar a foto do produto. Também é possível gerar orçamentos com foto.
NCM
Um campo importantíssimo para emissão de cupom fiscal ou nota fiscal. Significa Nomenclatura Comum do Mercosul e é um código que engloba uma categoria de produtos.

Códigos de Barras e Grades

tela de cadastro de códigos de barras e grades

Códigos de Barras

No Sistema AdCom, é possível utilizar os códigos de barras que já vem no seu produto ao comprar de seu fornecedor. Porém, no caso de produtos sem código de barras, é possível criar seus próprios códigos de barras e imprimir etiquetas.

Grades

Grades são pequenas variações de um produto, normalmente usada para diferenciar tamanhos ou cores de um produto. Por exemplo, para uma loja de roupas, grades seriam "P", "M" e "G" ou "Vermelho", "Azul" e "Amarelo" no caso de cores diferentes de um mesmo modelo de camiseta. Assim, o cadastro de um produto com diversas grades é feito somente uma vez e as grades são inclusas neste mesmo produto, sem a necessidade de criar um cadastro para cada grade.

Tabelas de Preços

tabelas de preços de um produto

É comum algumas empresas trabalharem com mais de um preço para o mesmo produto. O Sistema AdCom permite o cadastro de infinitas tabelas de preços para um único produto. Veja o exemplo na imagem acima.