Formas de Pagamento

Há uma diferença entre cadastro de Forma de Pagamento e escolha da Forma de Pagamento no caixa. Primeiro é necessário cadastrar as formas de pagamento utilizadas pela sua empresa. Com estas formas de pagamento cadastradas, o vendedor, ou "caixa" poderá selecioná-las para registrar uma venda.

Cadastro de Forma de Pagamento

Quando é feita a implantação do Sistema AdCom em sua empresa, ele vem com as principais formas de pagamento já cadastradas. Mas você pode cadastrar infinitas formas de pagamento personalizadas, assim como alterar ou excluir as já cadastradas. Por exemplo, se sua empresa trabalha com depósitos em conta, você pode cadastrar a forma de pagamento Depósito em Conta. Ou se sua empresa trabalha com ticket refeição, você pode cadastrar esta forma de pagamento.

Exemplo de cadastro de forma de pagamento
Exemplo de cadastro de forma de pagamento

Principais Campos

Considera forma de pagamento no Movimento do Caixa
No caso de lojas no varejo, normalmente todas as formas de pagamento devem aparecer no controle de caixa. Porém o Sistema AdCom permite esta configuração para empresas que trabalham com formas de pagamento que não irão constar no caixa, como por exemplo Boletos.
Permite digitar e/ou alterar prazo para pagamento e vencimento
Normalmente formas de pagamento como cartão e dinheiro não devem permitir flexibilidade de data de vencimento. Porém esta opção pode ser muito útil para empresas que trabalham com boleto ou À Pagar, possibilitando que o vendedor insira as datas de vencimento conforme negociado com o cliente.
Considera quitado/baixado no Contas a Receber
Normalmente lojas no varejo não trabalham com pagamentos à prazo, portanto devem deixar esta opção marcada, pois não há necessidade de controlar pagamentos de clientes. Porém muitos tipos de comércio, como distribuidoras de mercadorias trabalham com pagamentos à prazo, tornando necessário o controle de pagamentos de clientes.
Exige senha para liberar cliente com problema de crédito na venda
No caso de um cliente com problemas de crédito, o AdCom pode bloquear a venda dependendo da forma de pagamento. É claro que este não seria o caso para vendas em Dinheiro ou Cartão. Porém esta função se mostrar bastante útil para comércios que trabalham com pagamentos à prazo.
Vencimento da primeira parcela: X dias e vencimento das demais parcelas - a cada X dias
Campos utilizados para determinar as datas de vencimento padrão de uma forma de pagamento. Porém dependendo das configurações determinadas, é possível alterar estas datas de vencimento no momento da venda.
Taxa de desconto da administradora do cartão
Este campo é muito útil para empresas que trabalham com cartão. No relatório de Contas a Receber é possível visualizar os valores brutos (sem descontar esta taxa) e líquidos (descontando esta taxa) para verificar os pagamentos das empresas de cartão de crédito e débito.

Selecionando Forma de Pagamento na Tela de Vendas

Com as formas de pagamento cadastradas, agora é possível visualizá-las na tela de vendas e selecioná-las de acordo com a venda. O AdCom permite inserir múltiplas formas de pagamento em uma única venda, conforme o exemplo na imagem abaixo.

Ao finalizar a venda, são geradas as Contas a Receber de acordo com as formas de pagamento selecionadas.

Inserindo as formas de pagamento em uma venda
Tela de inserção de forma de pagamento na venda

Principais Formas de Pagamento

Dinheiro

Esta forma de pagamento não exige muita explicação. Ao inseri-la, o AdCom calcula o troco se houver necessidade.

Cartão de Crédito ou Débito

No cadastro das Formas de Pagamento do tipo cartão, você pode inserir a porcentagem cobrada pela administradora do cartão. Assim os relatórios de Contas a Receber mostrarão os valores bruto e líquido que sua empresa tem para receber e o dia previsto de recebimento.

Boleto

O Sistema AdCom é integrado com os principais bancos para emissão de boletos bancários, de acordo com o padrão CNAB. Portanto, ele gera o arquivo de remessa e lê o arquivo de retorno para dar baixa no Contas a Receber automaticamente. Saiba mais sobre emissão de boletos pelo Sistema AdCom. Para isto, é necessário entrar em contato com o banco emissor de boletos e definir as devidas configurações no cadastro de bancos no AdCom.

À Pagar

Este é o conhecido "fiado", mas no Sistema AdCom esta forma de pagamento é chamada "A Pagar". No momento da venda é só escolher esta forma de pagamento e o dia de vencimento. Você terá controle de tudo que cada cliente já quitou ou está em aberto. No momento que o cliente quitar suas pendências, é possível fazer a baixa em massa para quitar o pagamento de diversas vendas distintas.